5 Dicas para melhorar a gestão de sua empresa

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O SEBRAE realiza com certa frequência a pesquisa “Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil“, que traz, entre outros dados, as razões pelas quais uma empresa venha fechar as portas. Em sua grande maioria, o fator condicionante que leva ao fechamento de uma empresa é o fato de não realizar uma boa gestão. Sabendo disso, neste artigo iremos mostrar algumas dicas para que sua empresa possa continuar prosperando por muitos anos.

1.    Controle de fluxo de caixa

A primeira das dicas será sobre a saúde financeira de uma empresa. Ou seja, um dos maiores entraves quando falamos em gestão, e não por acaso o mais importante.

Existem softwares de gestão de fluxo de caixa que apontam todos os gastos presentes e futuros que apresentam um panorama de curto a longo prazo e permite a programação do pagamento de faturas vigentes de acordo com a data de vencimento.

2.    Análise de processos

Mais uma das dicas, análise de processos, ou seja (atrasos, gargalos e outras ineficiências). Comece pelos processos que mais agregam valor percebido pelos clientes e veja como podem ser melhorados.

O uso de novas tecnologias (que tal fazer pedidos por meio de smartphones, por exemplo, e melhorar ainda mais o atendimento?), a mudança de comportamentos enraizados, o layout da loja, a adoção de softwares de gestão de estoques ou financeiros, entre diversas outras providências podem ser tomadas.

Fazer uma boa pesquisa de satisfação com os clientes pode ajudar nisso, para que eles apontem o que mais precisa ser melhorado, para que você foque ainda mais nesses processos.

3.    Inovação

Inovar é mais uma das dicas. Pense fora da caixa, não se mantenha copiando seus concorrentes, use formas diferentes de atendimento em sua empresa, adote uma abordagem disciplinada e estruturada, concentre-se nas necessidades de seu cliente e suas requisições, estimule seus funcionários (não apenas através de remuneração) e mantenha a mente aberta.

4.    Investimento na comunicação interna

Todos na empresa precisam falar a mesma língua, sem exceção. Afinal, como administrar uma empresa com conflitos internos, informações desencontradas, ruídos que chegam aos clientes e prejudicam a sua relação com eles? Difícil sobreviver assim, não é mesmo?

O uso de ferramentas de comunicação interna na empresa é capaz de estimular o engajamento das equipes a partir da motivação. Ao despertar no colaborador a real noção sobre o seu papel na empresa, ele se torna mais participativo e mais produtivo, contribuindo, inclusive, para a proposição de soluções focadas na criatividade e inovação. Ou seja, investimento na comunicação interna é mais uyma das dicas.

5.    Utilização de sistema

Por ultimo, mas não menos importante sobre as dicas, a utilização de um sistema. Seja qual for seu segmento, ter um sistema que te ajude na gestão da sua empresa é algo primordial para conseguir alavancar sua empresa. Um sistema irá te ajudar na sua gestão de estoque, gestão financeira, faturas pendentes, contas a receber, fluxo de caixa, DRE, movimentação de produtos, marketing, fidelização de clientes, entre outras funções. Por isso, busque um sistema que irá atender suas necessidades por completo, explique bem o que está procurando para o consultor e deixe o mesmo lhe apresentar a melhor solução para sua empresa.

Além disso, veja também dicas de como aumentar as vendas pelo delivery, clicando aqui.

Essas são algumas dicas que nós da Winfood separamos para você. No entanto, caso você precise de tecnologia para aprimorar seu atendimento, melhorar a sua gestão, controlar seu estoque e administrar com mais precisão o setor financeiro, entre em contato conosco. O texto foi interessante para você? Para saber mais informações acesse nosso site, instagram, facebook e nosso blog!

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