Com o crescimento de novos negócios no segmento de alimentação, os empreendedores precisam investir no marketing para seu restaurante para conseguir se diferenciar dos concorrentes.
Os investimentos em marketing se tornam importantes, graças à alta competitividade no segmento, mas também pelas oportunidades que a ação proporciona a um dos setores que mais se desenvolve.
Assim, os empreendedores que desejam os melhores resultados precisam pensar em recursos que ajudem a atrair novos clientes e a divulgar seu negócio para o público certo.
Para isso, é preciso considerar que a maneira de divulgar produtos e serviços se transformou nos últimos anos.
Antes, ao folhear um catálogo telefônico, as pessoas conseguiam encontrar o seu negócio, buscando por especialidade ou região.
Hoje, ao digitar algumas palavras-chave no Google, é possível aparecer em milhares de resultados, se destacando em diferentes locais por diferenciais e propostas específicas.
Uma pergunta que pode determinar os investimentos em marketing para restaurantes é: se o consumidor fizer uma busca de restaurantes na internet, será que o seu negócio estará nos resultados de pesquisa? Estará nas primeiras posições? Como você gostaria de se destacar nesse segmento?
As respostas podem mostrar se você está entregando os seus clientes para a concorrência ou não, bem como ajuda a identificar quais características é possível evidenciar nas estratégias e quais temas de conteúdo é possível abordar nas campanhas.
Este pode ser o momento para pensar e repensar o marketing do seu negócio, traçando um planejamento efetivo para evidenciar o restaurante. A partir disso, é possível pensar em novas estratégias para promover o restaurante e, com tempo, ter bons resultados.
Esse questionamento vale não só para o segmento de restaurantes, mas para outras áreas, como a de cabeamento estruturado, lojas de veículos, lojas de roupas, entre outros segmentos.
As respostas obtidas podem ajudar a pensar em novas estratégias de marketing que contribuem para o sucesso.
A relevância de ter um plano de negócios para o restaurante
O mercado está cada vez mais competitivo e para sobreviver é necessário planejar cada etapa dos processos do negócio, como atendimento, espaço e venda, para ter sucesso.
Neste cenário, o plano de negócios tem um papel muito importante, pois é um documento em que são descritos os objetivos e metas do empreendimento e o que será feito para alcançá-los, detalhando cada etapa do negócio e até ações de marketing.
Inclusive, é preciso considerar todos os aspectos, objetivos e metas que podem ser desde a escolha fabricantes de máquinas e equipamentos industriais até o desenvolvimento de estratégias de marketing para desenvolver ações e causas que a marca defenderá.
É muito importante que os empreendedores não ignorem o plano de negócios e considerem potenciais riscos nesses planejamentos também, buscando parcerias e planos de ação.
Isso porque os primeiros dois anos são cruciais para o estabelecimento do negócio, tendo em vista que é o período em que é mais comum ocorrer a falência.
Ao entender que o planejamento proporciona muitos benefícios para o negócio, os empreendedores podem dedicar tempo para a elaboração.
O plano de negócios ajuda a organizar todas as informações e ideias sobre o empreendimento e dá maior clareza sobre quais investimentos precisam ser priorizados e quais setores precisam passar por redução de custos, bem como quais ideias são melhores para crescer o restaurante.
O planejamento é um documento fundamental em diversas áreas, seja em uma gestão de condomínios ou em restaurantes, o plano ajuda a manter a organização e a realizar os objetivos e metas.
Como elaborar um plano de negócios para o restaurante?
Como pode ser percebido, o plano de negócios funcionará como um roteiro, ajudando no desenvolvimento do restaurante.
O documento permite verificar a viabilidade da sua ideia para os investidores, o orçamento necessário, as burocracias que estão em pendência, melhorias estruturais necessárias, além de fornecer uma resposta clara do porquê a sociedade precisa do seu restaurante.
Sendo assim, entender e pesquisar dicas de como elaborar o planejamento são maneiras dos empreendedores se organizarem melhor e evitarem prejuízos.
No planejamento são colocadas as necessidades do restaurante, ou seja, a compra de equipamentos como uma churrasqueira pré moldada, produtos para o preparo do cardápio e outros recursos que ajudam na infraestrutura.
Assim, os passos necessários para criar o plano de negócios efetivo são:
- Desenvolva o esboço do planejamento;
- Faça pesquisas e análise de mercado e da concorrência;
- Defina os atributos e o conceito do negócio;
- Elabore uma análise financeira;
- Revise o planejamento e analise os cenários;
- Elabore o sumário executivo.
Dicas de marketing para divulgação do restaurante
O comportamento e preferência dos consumidores mudou nos últimos anos. Os empreendedores precisam entender e acompanhar as mudanças para ter resultados positivos.
Os negócios online, por exemplo, chamam mais atenção das pessoas por conta da comodidade que oferecem.
Isto posto, os empreendedores com um restaurante em um espaço físico, podem investir em ações online para melhorar a divulgação do negócio.
Plano de marketing para restaurantes
As dicas são importantes, mas para aumentar as oportunidades de sucesso, criar um plano de marketing detalhado para o seu restaurante é uma ótima ideia.
Isso porque o plano permite atingir os objetivos com mais clareza, identificando os melhores canais de divulgação, o público-alvo do negócio e contribuindo para a definição de um branding claro e marcante.
Além disso, é possível pensar em ações de longo prazo. Afinal, isoladas, as estratégias não tem tanta força quanto planejadas com alinhamento entre as plataformas e coerência com as metas e objetivos.
Análise de mercado
A análise de mercado consiste em uma avaliação completa de todos os aspectos internos e externos do negócio.
É na análise que os empreendedores devem considerar as oportunidades, pontos fortes, limitações, riscos e outros aspectos.
A concorrência e os potenciais clientes são dois pontos de grande importância nos negócios, já que norteiam as estratégias de marketing para o restaurante e quais diferenciais podem ser ressaltados.
Outro ponto importante que é necessário ter atenção é quanto ao posicionamento dos concorrentes, ou seja, a presença no digital, se oferece serviço delivery, descontos, preços e avaliações.
A ideia não é copiar os concorrentes, mas identificar as forças que ele tem e o que é possível ressaltar em seu negócio para se destacar deles,
Defina os objetivos
Decidir os objetivos é um passo muito importante e deve ser feito em diversos negócios, seja em uma empresa de equipamentos para laboratórios ou nos empreendimentos na área de alimentação.
Objetivos bem definidos ajudam no processo de criação das estratégias, dos conteúdos e permite identificar a persona (representação ideal do cliente).
Alguns objetivos podem ser: aumentar as vendas, iniciar as vendas no delivery, se tornar referência no nicho em que está inserido, entre outros.
Estratégias de marketing para o seu restaurante
Considerar algumas práticas do marketing para criar as estratégias para o restaurante é muito importante para obter bons resultados. As principais dicas nesse sentido são:
1 Tenha um diferencial para o restaurante
O mercado possui diversos negócios oferecendo produtos e serviços parecidos.
Para o negócio sobreviver é importante criar um diferencial, ou seja, ter algo que torna o seu restaurante único, que pode ser desde o tema e decoração do espaço até a forma de atendimento ou uma atividade que nenhum outro lugar oferece.
Um diferencial considerado inovador, ou seja, que não seja comum, é uma maneira de conquistar os clientes, se tornar referência e se destacar perante os concorrentes. Afinal, a experiência vai além dos alimentos.
O diferencial pode surgir das estratégias de marketing aliadas a novas tecnologias, por exemplo, um cardápio online, uso de aplicativos para reservas e pagamentos online, entre outras possibilidades.
2 Aposte no poder do marketing de indicação
O marketing de indicação, ou recomendação, é considerado uma das melhores estratégias para aumentar as vendas e fortalecer a imagem do restaurante.
No entanto, o sucesso depende de um programa eficiente de indicação, que estimule as pessoas a realizarem as ações.
Clientes satisfeitos podem se tornar promotores da marca, ajudando na divulgação nas redes sociais de forma orgânica, e agregando mais valor ao marketing, pois reflete uma experiência e satisfação real.
Para tornar a estratégia de marketing de indicação/recompensa mais interessante, os empreendedores podem investir na organização de eventos e festivais gastronômicos, incentivar os clientes a divulgar o restaurante nas redes, conceder brindes, descontos, promoções, entre outras possibilidades.
3 Foque na experiência dos clientes
Boas experiências podem ser o diferencial para conquistar os clientes.
Pensar em estratégias de marketing que ajudam a promover boas experiências faz os clientes se lembrarem do negócio e indicarem para familiares e amigos.
Para o restaurante, pensar em experiências que estimulem os cinco sentidos é algo diferente e pode deixar os clientes felizes.
Um ambiente limpo, com música agradável, com uma mesa bem posta e poder degustar pratos deliciosos também são fatores fundamentais para trazer mais conforto e atração ao público.
Esses detalhes podem proporcionar uma experiência incrível e fortalecer o marketing boca a boca, ajudando o restaurante a ter novos clientes.
Lembre-se que boas experiências de compras e prestação de serviços de qualidade aumentam as chances dos consumidores voltarem.
Sendo assim, da mesma forma que a efetividade de um Conserto de iphone, gera o que chamamos de Buzz marketing (propaganda feita por usuários feita boca a boca), um bom atendimento ao cliente do restaurante, com um alimento fresco e gostoso, tende a cativar o consumidor, que pode retornar em eventos com amigos ou família.
Ou seja, a indicação seja, de médicos, restaurantes ou produtos de uma marca, depende muito de uma boa experiência.
O investimento em outras plataformas, como redes sociais e até a criação de aplicativos podem ser outras medidas para estar ainda mais próximo aos potenciais clientes e para agregar benefícios à base de contatos fidelizados.
4 Invista na elaboração de um site
Um site é um espaço focado na comunicação da empresa com os seus clientes, sendo muito importante para muitos negócios. Com isso em vista, muitos empreendedores podem se questionar se o restaurante também precisa ter um site.
Investir no desenvolvimento de uma página própria é muito importante para posicionamento online e para oportunizar o alcance dos usuários, bem como conferir mais identidade ao negócio. O site também possibilita a opção de pedidos online.
Por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) o site pode ser melhorado, facilitando a indexação dos buscadores e a busca de clientes. Isso também contribui para a credibilidade do negócio e melhora a comunicação do restaurante com o público.
Um design responsivo para o site e um blog com conteúdos relevantes são importantes para que os clientes consigam acessá-los em diferentes dispositivos móveis com facilidade, também sendo atraídos e nutridos mais facilmente.
Um blog com conteúdos que geram interesse no público é algo que ajuda em diversas áreas, desde restaurantes até empresas de aventais descartáveis.
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5 Crie uma boa lista de e-mails
Uma lista de e-mails é importante para as campanhas de e-mail marketing, uma estratégia consolidada no meio online e que pode ajudar seu restaurante.
Você pode aproveitar a lista para manter os clientes informados sobre as novidades do restaurante como uso de ou para uma empresa de spray drying, enviar descontos, estimular o compartilhamento de um evento, divulgar benefícios, entre outros assuntos interessantes sobre o espaço.
6 Desenvolva e reforce o marketing de relacionamento
Investir em boas estratégias de marketing pode ajudar a atrair muitos clientes, mas será possível conquistar vários promotores para o seu restaurante?
Mais do que conquistar, fidelizar clientes é um processo muito importante para o sucesso do negócio.
Afinal, como visto, clientes com boa relação com o restaurante tendem a voltar e podem indicar o estabelecimento para outras pessoas.
Por fim, para aumentar o engajamento do restaurante, os empreendedores podem:
- Apostar em estratégias contínuas para o marketing;
- Criar um programa de fidelidade;
- Dar uma atenção especial no atendimento ao cliente;
- Ter um canal para se comunicar melhor com os clientes.
O empreendedor e os colaboradores são muito importantes nesse processo, ou seja, o marketing para um restaurante depende muito da dedicação de todos os envolvidos para gerar bons resultados e humanizar cada vez mais a marca, proporcionando boas experiências em todo o contato com o consumidor.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.