Vantagens do pagamento pix para restaurantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A evolução tecnológica está em todos os patamares, e no trato com o dinheiro não poderia ser diferente. tanto que o Pix chegou para revolucionar o pagamento para restaurantes a partir dos consumidores, mas também em outros setores econômicos da sociedade.

Apesar de todas as circunstâncias, os brasileiros são pioneiros quando se trata de redes sociais e novas tecnologias. 

Sendo um país conectado, que conta com celulares smartphones para gerenciar tudo, desde socializar até fazer compras, o pagamento eletrônico direto foi um passo importante para a economia.

Desde a implementação para a população em geral, o Pix disponível para dispositivos móveis é responsável pela forma de pagamento mais usada em todo o país, conforme mostram as estatísticas do Banco Central do Brasil. 

As carteiras eletrônicas já estão em alta e só ganham mais relevância nos próximos anos, e por isso o Pix se mostra uma das grandes vantagens quanto ao pagamento para restaurantes e bares, além de lanchonetes sob galpões de lona e outros tipos de estabelecimentos comerciais. 

O que é o Pix?

O Pix é a moeda digital estabelecida pelo Banco Central do Brasil desde novembro de 2020. 

Esse é um sistema de pagamento eletrônico que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. 

As transações são realizadas quase que instantaneamente, e de acordo com a disponibilidade e velocidade da internet, pode ocorrer em até 10 segundos. 

Essa transferência de pagamento entre um consumidor e um estabelecimento comercial é realizada utilizando uma assinatura digital com chaves únicas criadas a partir das seguintes informações:

  • Chaves aleatórias;
  • CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • E-mail;
  • Número de celular.

O Pix faz parte do SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro) e do BACEN (Sistema de Pagamentos Instantâneos do Banco Central do Brasil).

Além do fato de ser uma inovação projetada a partir de uma agência reguladora, o que é o Banco Central do Brasil, e não de uma fintech, há 3 fatos sobre o Pix que é crucial entender, sendo uma revolução na forma de fazer pagamentos e transações financeiras. 

A primeira é que estabelece um amplo acesso à tecnologia, levando em consideração que 88,5% dos celulares disponíveis no país têm acesso à internet. 

A segunda inovação que precisa ser valorizada é quanto à redução drástica de custos para transferências, saques e pagamentos, o que está embutido em boletos bancários, DOCs e TEDs.

A terceira parte que concerne à inovação trata da implementação de novos recursos no comércio eletrônico, e como a tecnologia pode ser aplicada para facilitar o dia a dia das pessoas, como realizar um pagamento para restaurantes e bares em alguns segundos. 

Como funciona a transação de pagamento?

É preciso explicar como a tecnologia funciona, e assim fica mais fácil entender melhor os passos para essa mudança que invade o mundo dos negócios, dos serviços bancários e da própria tecnologia envolvida. 

Como exercício, basta imaginar que um amigo fez o pagamento para restaurantes e bares ao longo de um final de semana, e é preciso ressarcir a sua parte. 

Em vez de pedir todos os dados bancários, como número de conta, agência, nome completo, entre outras informações, tudo o que você precisa perguntar é: Qual o seu código Pix? 

Tudo que será necessário fazer é fornecer a chave cadastrada junto ao sistema bancário que é utilizado e guardar o dinheiro recebido para fazer a compra de uma fritadeira a gás, por exemplo, com pagamento mediante o Pix.

Agora, imagine a mesma dinâmica entre um indivíduo e uma empresa. 

Na hora de pagar um produto, o consumidor pode abrir o celular, escanear um QR Code e efetuar o pagamento em poucos segundos, já que todas as informações sobre a compra aparecem automaticamente na tela do celular. 

Quem utiliza o Pix também pode sacar dinheiro em lojas regulares.

Com esse recurso, o dinheiro é entregue pelo caixa enquanto o consumidor precisa apenas digitalizar um QR Code com o celular, indicar o valor de saque desejado.

As vantagens em relação ao uso do Pix

Um dos principais objetivos do Pix é eliminar a necessidade de que as pessoas tenham dinheiro físico. 

Isso significa que será possível realizar pagamento para bares e restaurantes, ou até mesmo para um fabricante de amaciante, com apenas uma carteira digital e um QR code.

Além disso, o sistema propõe uma redução significativa no custo das transferências. Aliás, dependendo da quantia monetária transferida, permitem transações sem qualquer tipo de custo. 

Enquanto em outros tempos era preciso esperar o dinheiro ser creditado em uma conta do beneficiário, além de dores de cabeça causadas por ter o número de conta errado ao transferir, ou mesmo o medo de perder dinheiro do bolso, a rotina tende a mudar com essa nova era digital. 

Como o Pix impacta em bares e restaurantes?

Do ponto de vista comercial, o Pix oferece muitos benefícios, sendo mais barato em relação a taxas cobradas por instituições financeiras, pois o número de intermediários no arranjo do pagamento é reduzido. 

Além disso, fornece acesso a mais consumidores, incluindo uma nova geração que está entrosada com as novidades tecnológicas, pois o único requisito é que uma fintech ou carteira eletrônica esteja integrada ao Pix. 

Outro benefício para os consumidores em relação ao Pix é que oferece uma entrega mais rápida de produtos ou serviços diversos, pois a transferência de pagamento ocorre de maneira instantânea.

O pix é facilitador também no processo de escolha do local onde será feito o seu restaurante, pois é preciso alugar sala comercial ou salão para assim, criar o seu espaço. Com isso, essa nova modalidade de pagamento ajuda no momento de efetuar os depósitos dos aluguéis. 

Do mesmo modo ocorre nos restaurantes e bares, que reduzem riscos de inadimplência e de “penduras” ao facilitar e diversificar a forma de pagamento. 

Mais ainda, todo o gerenciamento do caixa e liberação dos clientes se dá de forma mais rápida, visto que o código pode ser disponibilizado mais facilmente no momento do pagamento. 

Há, ainda, quesitos de segurança envolvidos, considerando o menor fluxo de caixa com dinheiro físico.

Por fim, o Pix pode impactar de forma positiva na gestão de estoque do empreendedor que possui um estabelecimento comercial, e na satisfação do cliente com a marca. 

Sem esquecer que o Pix pode ajudar a aumentar as taxas de conversão de checkout, oferecendo aos clientes um método de pagamento que foi massivamente adotado por milhões de usuários em todo o país. 

A implementação do Pix e mudança de paradigmas

Com uma nova geração de pessoas se ajustando às tecnologias apresentadas, e com capacidade de abrir uma conta digital, demonstrando confiança para realizar transações financeiras, é um passo importante para a mudança de paradigmas. 

A partir do momento que se sentem mais confortáveis em relação à dinâmica digital, como é uma transação via Pix, o próximo passo é avaliar qual banco ou fintech atende melhor às necessidades de cada um, tanto consumidor quanto empreendedor. 

Nessa competição, a instituição com a melhor oferta e que puder provar o valor para o cliente colherá os frutos. 

Além de pagamento para restaurantes e bares, o Pix também provoca uma ruptura no mercado quando se trata de e-commerce que vende desde filtro jacuzzi para piscinas até lojas que trabalham com produtos de tratamento dessa área de lazer. 

Com isso, o boleto e o cartão de débito, duas das principais formas de pagamento, se tornam obsoletos. 

Os boletos são um problema, pois eles dão aos compradores cerca de dois dias para efetuar o pagamento, o que é tempo suficiente para que metade das pessoas simplesmente não finalize uma aquisição. 

Isso significa que os varejistas são obrigados a reservar mercadorias em estoque por 48 horas, ou até mais. Essa é uma eternidade em comparação com o que o Pix oferece. 

O Pix permite o pagamento instantâneo de compras no comércio eletrônico, como um despachante online, mas também em estabelecimentos físicos, como é o caso do restaurante, agilizando filas de pagamento e a entrega dos itens, por exemplo.

Isso é muito melhor para os estabelecimentos comerciais e para quem usa boleto, que muitas vezes precisa esperar alguns dias para que o pagamento seja compensado. 

Após a confirmação de pagamento via Pix, que ocorre em um curto espaço de tempo, a mercadoria sai do estoque de forma mais rápida, e chega às mãos dos consumidores muito mais rápido do que antes. 

A segurança está na chave Pix

O Pix está inserido dentro de aplicativos das instituições financeiras e fintechs, ou seja, possui uma criptografia que reforça a segurança em todos os sentidos. 

Para estabelecer uma conexão, muitos desses aplicativos solicitam uma senha pessoal, além de possibilitar a entrada na conta bancária apenas por meio da digital válida do próprio cliente.

Dessa forma, a segurança proporcionada pelo Pix é relativamente alta, pois são necessários diferentes meios até a possibilidade de se fazer uma compra ou confirmar o pagamento para restaurante ou bar, ou qualquer que seja o estabelecimento comercial. 

Se uma empresa deseja comprar uma guilhotina industrial para instalação em uma linha de produção, apenas a pessoa com a chave do Pix terá a possibilidade de realizar o pagamento devido. 

Da mesma forma, a transação agrega mais segurança para clientes e restaurantes, visto que o valor é pago mais rapidamente e apenas o próprio cliente pode efetuar o pagamento.

Conclusão

O Pix é um sistema que possibilita a realização de pagamentos para restaurantes e bares, lanchonetes, lojas de materiais esportivos, roupas e calçados, e qualquer outro estabelecimento comercial que tenha uma conta em uma instituição financeira, seja tradicional ou fintech.

Dentre as melhorias propostas por essa tecnologia estão as transferências de valores monetários entre pessoas de uma forma mais fácil, pagamentos de faturas, redução de despesas administrativas e melhor comunicação entre contas de diferentes bancos e empresas.

Além disso, confira mais informações sobre a nossa solução frente de caixa Winfood, clicando aqui.

O texto foi interessante para você? Para saber mais informações acesse nosso siteinstagramfacebook e nosso blog!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Vantagens do pagamento pix para restaurantes
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Veja
também