Hamburgueria temática: saiba se diferenciar!

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Os empreendedores procuram diversificar as opções de investimento, tendo a área da alimentação como destaque. Para quem busca uma hamburgueria temática em localização adequada, como boa movimentação, pode alcançar um nicho de mercado que tende a crescer continuamente. 

Primeiro, porque o ramo de fast food está inserido na rotina da sociedade, pois oferece uma alimentação saborosa, acrescido da ampla diversidade no cardápio e a facilidade no atendimento. 

Muitas lanchonetes oferecem a opção de drive-thru, ou seja, o cliente não precisa nem descer do carro para fazer o pedido, o pagamento e receber os produtos prontos para consumo em questão de minutos. 

Mais ainda, é um setor relacionado a dois aspectos de interesse e necessidade humana, que são a alimentação e a socialização. Assim, não é incomum que celebrações, reuniões e eventos, bem como refeições rápidas para facilitar o cotidiano sejam realizados no lugar.

O diferencial da hamburgueria temática

Para se diferenciar das muitas cadeias de lanchonetes e restaurantes, os empreendedores buscam surpreender os consumidores com a oferta de uma hamburgueria temática, com a possibilidade de entregar algo completamente inovador. 

Uma hamburgueria temática pode ter como base diferentes personagens e situações, como:

  • Clássico; 
  • Filmes e seriados;
  • Jogos de tabuleiro;
  • Moderno;
  • Video games;
  • Vintage.

As possibilidades são abrangentes, bastando que o empreendedor tenha um planejamento de negócios adequado e uma marca latente em um painel produzido por um centro de usinagem com materiais de alumínio e instalado na fachada. 

Outro cuidado que ajuda no alcance do sucesso está nas campanhas de marketing, que precisam ser direcionadas ao público-alvo de maneira correta. 

Dessa forma, é possível oferecer aos clientes uma experiência satisfatória, reunindo várias qualidades em um mesmo empreendimento comercial, como só uma hamburgueria temática pode oferecer ao mercado consumidor. 

Sucesso está atrelado a planejamento de negócios

O ramo de fast food está em franca expansão, e não é algo inédito. Há lanchonetes abrindo em todo lugar, e o que sempre chama a atenção dos consumidores é a novidade. 

Além de um bom serviço de atendimento, com profissionais capacitados por meio de cursos profissionalizantes, a alimentação deve ser saborosa, tanto para a visão quanto para o olfato e, principalmente, para o paladar. 

Isso pode ser proporcionado mesmo longe de franquias, pois uma hamburgueria temática conta com infinitas possibilidades para atender os mais variados tipos de clientes. 

Quando um empreendedor decide administrar o próprio negócio, primeiramente precisa pesquisar sobre estratégias de marketing para atender as demandas que o mercado exige. 

É muito importante para que a hamburgueria temática ganhe reconhecimento da maneira adequada, atendendo a um público-alvo.

O planejamento proposto por um escritório contábil ajuda na parte administrativa, qualquer que seja o modelo de negócio. Isso se mostra essencial para qualquer pessoa que deseja se inserir no empreendedorismo. 

Quando se trata de uma hamburgueria temática, isso pode ser o caminho inicial para o sucesso no mundo dos negócios. Assim, é preciso alinhar um planejamento claro para o empreendimento em si, bem como para as ações de marketing e publicidade que serão realizadas.

Criação de plano de marketing é essencial para uma hamburgueria temática

Seja um food-truck ou uma lanchonete em um espaço físico dedicado, toda empresa precisa de um plano de marketing. 

Aliado a isso, ter um orçamento para cobrir as despesas, que podem ser adequadas de acordo com o capital disponível, inclusive para as campanhas é fundamental, mesmo que inicialmente se invista um valor menor.

Quando se trata de dinheiro, todo empreendedor quer evitar despesas desnecessárias.

Poranto, é preciso investir em marketing de forma mais segmentada, podendo dar preferência a modelos mais flexíveis, como o marketing digital.

Para além do marketing digital, é possível investir em publicidades e formatos como:

  • Anúncios;
  • Banners e cartazes;
  • Eventos.

É por isso, e muito mais, que é preciso planejar toda a estratégia com antecedência. 

Vale lembrar que existem certas despesas que se tornam imprevisíveis (bem como outras que são urgentes, e outras que podem ser adiadas), por isso a avaliação constante é crucial.

Já quando se trata de publicidade, é importante criar um planejamento orçamentário e tentar cumprir à risca, considerando que é esta ação que permite um maior alcance frente ao público consumidor.

Anunciar um negócio pode ficar muito caro, como anúncios em rádio e TV, jornais e revistas, busdoors e outdoors. 

Sem essas técnicas de publicidade, o negócio de hamburgueria temática pode falhar. Os clientes fiéis podem sempre estar presentes, mas se um empreendedor deseja aumentar a receita, deve atrair novos consumidores sempre.

Existem diferentes estratégias de publicidade voltadas para lanchonetes, e muitas delas podem custar muito pouco, ou nada, como o famoso boca a boca.

A importância das redes sociais

Muitas dessas estratégias de baixo custo estão relacionadas às redes sociais, que também podem receber anúncios pagos. 

No entanto, as redes sociais permitem a divulgação de forma gratuíta, para um grupo específico, como os clientes que seguem as páginas nas respectivas plataformas digitais que a hamburgueria temática possui uma conta. 

As páginas comerciais servem para que os empreendedores, e uma equipe de marketing, postem fotos e informem os clientes sobre eventos especiais, ofertas e descontos pontuais. 

Os clientes que visitam o estabelecimento comercial podem postar fotos com a comida, em um ambiente totalmente diferenciado, conforme o tema da lanchonete, e marcar nas postagens, utilizando hashtags (#) para destacar e fortalecer a marca nas mídias eletrônicas. 

Definitivamente, o frenesi em torno das redes sociais só mostra que esse modelo de plataforma digital está crescendo e tem impacto direto no desenvolvimento de negócios. 

É por isso que a presença nas redes sociais é uma estratégia de marketing que vale a pena investir para agregar oportunidades à hamburgueria temática.

Afinal, o estabelecimento comercial, a marca, e os produtos e serviços precisam estar visíveis para esse público, indo além do espaço geográfico do estabelecimento. 

Existem muitos aplicativos que ajudam os empreendedores, e as equipes de marketing, a manter as contas das redes sociais atualizadas. Isso porque o conteúdo deve ser novo, de forma categórica. 

A administração de um estabelecimento comercial pode ser agitada, mesmo com todo planejamento em andamento, e manter as plataformas sociais pode parecer cansativo. 

Ainda assim, isso é muito importante para as estratégias de marketing e servem como ferramentas para atrair cada vez mais clientes. 

Técnicas de marketing para hamburgueria temática

A concorrência no mercado consumidor, especificamente no ramo alimentício, é bastante grande. Especialmente se houver restaurantes de rede e franquias ao redor. 

Ainda assim, uma hamburgueria temática tem um diferencial que permite entrar na competição pelos clientes. 

A comida pode ser chamada de fast food, ou mesmo se apresentar com modelos artesanais e gourmet, mas é preciso mostrar o que o negócio proporciona e que outros locais não podem.

A temática do empreendimento é um gancho para nichos de públicos, e isso deve ser utilizado até mesmo na apresentação do cardápio. 

Assim, é possível divulgar, de maneira divertida, que as batatas fritas não são gordurosas, e que o estabelecimento comercial conta com opções saudáveis, sendo apresentadas dentro do cardápio como uma preocupação a mais com os consumidores, relacionando os nomes dos pratos ao tema escolhido. 

Mostrar os ingredientes utilizados no preparo das refeições pode aumentar a conscientização sobre um estilo de vida mais saudável. E isso pode ser apresentado dentro de uma campanha de marketing que incentiva o cliente a experimentar as batatas fritas. 

A sustentabilidade também pode estar na estrutura do estabelecimento comercial, e isso pode ser divulgado por meio da sinalização de uso de placa energia solar para garantir a eletricidade e a climatização do ambiente. 

Importante destacar que muitas estratégias de marketing de lanchonetes podem se dar sobre os ingredientes. Neste caso, é preciso se certificar de postar fotos de fornecedores de alimentos e, assim, mostrar aos clientes de onde parte a alface e o tomate que estão nos lanches. 

Serviço de entrega faz parte de uma hamburgueria temática

Uma hamburgueria temática precisa está visível em todos os lugares. Com as facilidades que a tecnologia oferece, tanto para empreendedores quanto para os consumidores, é preciso ter a certeza de um atendimento eficiente, mesmo que de forma remota. 

Por isso as lanchonetes precisam de uma parceria com empresas que trabalham com serviços de entrega, e que essas sejam confiáveis. Isso permite otimizar o processo delivery sem as burocracias e gastos relacionados à contratação de uma frota própria, otimizando os serviços.

As pessoas querem que a refeição de fast food seja entregue o quanto antes, sem que a temperatura e sabor sejam comprometidos.

Muitos clientes podem gostar da comida, mas se a entrega falhar, os clientes tendem a dar uma crítica baixa em plataformas digitais específicas, e também nas redes sociais da marca. Logo, o atendimento, em qualquer escala, é muito importante para fidelizar tais consumidores. 

Manter a conexão com os entregadores é essencial, para que o pedido seja entregue dentro do prazo estipulado. E manter o cliente devidamente informado ajuda a garantir que percalços podem ocorrer, mas que tudo está dentro do planejamento e será solucionado devidamente. 

Conclusão

Como pode-se perceber, existem muitas ideias e estratégias de marketing voltadas para uma hamburgueria temática , o que auxilia a empresa a prosperar e crescer. 

É possível fazer anúncios nas mais diversas mídias, como:

  • Aplicativos próprios;
  • Envio de newsletter por e-mail;
  • Marketplaces;
  • Oferta de descontos a clientes fidelizados;
  • Patrocínio de eventos.

A criação de materiais diversificados, como podcasts e vídeos sobre os bastidores, ou as melhorias implementadas em uma cozinha industrial com elevadores de cargas sempre chamam a atenção dos consumidores. 

A atualização do cardápio também deve entrar na programação de divulgação, e assim as pessoas podem conhecer, ou voltar, às dependências da hamburgueria temática e conferir os novos pratos. 

O próprio tema, com cenários, decoração e atividades dedicadas são fatores em potencial para atrair e reter clientes, melhorando ainda mais a experiência com a marca.

Por isso, estudar as oportunidades e aplicar essas estratégias ajudarão os empreendedores e os estabelecimentos comerciais a ganharem popularidade e a se desenvolver com sucesso nos negócios alimentares.

Além disso, confira algumas vantagens ao contratar um sistema para restaurante, clicando aqui.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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