Em uma época em que as pessoas estão extremamente conectadas à internet e usam dispositivos móveis para tudo, é essencial que os restaurantes adotem novas práticas e modelos para diferenciar o negócio, inclusive recorrendo ao cardápio online.
Muitos gerentes estão cientes disso e estão implementando tecnologias para sistemas de pagamento, gerenciamento de estoque e muito mais.
O que muita gente ainda não percebeu é a possibilidade de ir mais longe e oferecer um cardápio digital, facilitando o processo de atendimento.
Os restaurantes devem seguir essa tendência e encontrar formas de inovar. Caso contrário, eles podem se tornar obsoletos e cair no esquecimento.
Leia o texto a seguir para saber mais sobre a importância e as vantagens do cardápio online.
O que é um cardápio online?
Basicamente, é um software programado para substituir o cardápio físico de restaurantes e lanchonetes.
Para ser mais preciso, embora todos tenham características peculiares, o aplicativo é criado a partir da mesma ação, possibilitando que os clientes visualizem os produtos a partir da tela de seus celulares ou outros dispositivos fornecidos pelo estabelecimento.
Por trás de uma aparência amigável e atraente, há uma coleção de códigos escritos e programados por profissionais de consultoria em TI, agregando informações aos itens.
Além dos termos técnicos e complexos, também podemos dizer que um menu digital é uma maneira inteligente de substituir métodos físicos para pedir seu prato favorito, agilizando o atendimento e até fornecendo informações mais precisas sobre um prato em específico e sua disponibilidade.
Dependendo da opção selecionada, ele pode ser acessado por meio de:
- Celulares;
- Tablets;
- Computadores;
- Totens.
À medida que avançamos para outro tópico, abordaremos os diferentes tipos de cardápios digitais.
Quais são os tipos de cardápio online?
O fenômeno da transformação digital viabiliza que dispositivos conectados à internet sejam presentes no dia a dia das pessoas, desde a digitalização de documentos até os momentos de lazer.
No caso de estabelecimentos dedicados à alimentação, existem diversos formatos e modelos de cardápios popularizados. Confira abaixo os principais.
1- Menu tradicional
Este é o quadro que fica fixado na parede do estabelecimento com todas as opções de refeição e os respectivos preços.
É importante que ele seja fixado com ferramentas resistentes, como cordoalha de aço.
Aqui também podemos ressaltar o modelo de cardápio unitário, disponibilizado em pastas, plásticos ou papel, na recepção dos estabelecimentos.
2- Cardápio online
Esta é uma versão digital ou digitalizada do cardápio físico. Normalmente, é exibido em sites ou perfis de mídia social.
São úteis para estabelecimentos que oferecem delivery ou retirada no balcão. Essa opção pode se dar em formatos mais ou menos interativos.
3- Cardápio digital em aplicativo
Como o próprio nome sugere, neste formato o cliente pode baixar um aplicativo contendo todo o cardápio. Os aplicativos nem sempre são específicos para restaurantes.
Na era dos aplicativos de delivery, os estabelecimentos podem se cadastrar em plataformas independentes e disponibilizar todos os dados necessários lá.
4- Cardápios digitais em tablet
Esta é uma alternativa aos cardápios feitos de papel e funciona de forma semelhante. O atendimento segue o mesmo modelo, sendo mais dinâmicos e oferecidos em ferramentas digitais.
A vantagem é que esses menus podem ter imagens atraentes e descrições detalhadas, recursos tão bem-vindos quanto uma caixa de presente personalizada.
5- Cardápio online com QR code
É a versão com menus acessíveis por código de barras. A ideia aqui é deixar o código de barras sobre a mesa, protegido com vidro acrílico ou outro meio criativo.
Os clientes usam a câmera do celular para escanear o QR code e ter acesso ao menu completo.
Além de ser muito prático do ponto de vista de um restaurante, evita o compartilhamento de cardápios físicos ou tablets entre clientes.
6- Cardápio online integrado ao sistema
Esse é o formato mais inovador, pois apresenta uma solução completa.
Afinal, ele não apenas exibe o menu, mas também permite que os clientes peçam comida e chamem o garçom.
Por ser integrado ao sistema de gestão, todos os ambientes – cozinha, sala e balcão – são interligados. Assim, informações sobre disponibilidade e um alimento podem ser verificadas diretamente na ferramenta.
Nesse caso, é possível conciliar o cardápio integrado com o acesso por meio do QR Code mencionado no tópico anterior.
Quais são os benefícios do cardápio online?
Entre muitas inovações, o cardápio digital se consolidou como uma importante alternativa para aumentar as vendas e até mesmo se diferenciar da concorrência.
Os benefícios de um cardápio digital são inúmeros e têm se mostrado ideal para bares e restaurantes de todos os portes e especialidades.
Acompanhe os tópicos a seguir e entenda como essa tecnologia pode impactar até mesmo na manutenção de máquinas industriais do seu restaurante.
Ajuda a reduzir custos
Em tempos de incerteza financeira, reduzir os custos de uma empresa sem comprometer a qualidade de uma oferta ou serviço pode significar reinvenção.
Nesse contexto, uma das vantagens dos cardápios online é, sem dúvida, a capacidade de otimização das operações e custos muitas vezes intangíveis, e que podem ser substituídos.
Geralmente é o que acontece com impressões de cardápios em papel ou descartáveis.
A cada mudança de cardápio, prato ou preço, os ingredientes precisam ser reimpressos, o que pode gerar confusão nos clientes, além de gastos para o negócio e impactos ambientais.
Além disso, a utilização de cardápios virtuais é benéfica para o processo de gestão, reduzindo o desperdício de alimentos.
De fato, a preparação de pratos é menos propensa a erros que ocorrem frequentemente quando os pedidos são escritos à mão.
Automatiza o atendimento
O serviço automatizado é outra vantagem dos cardápios online. Vale lembrar que por meio do menu interativo os clientes podem escolher o que pedir de forma mais independente.
Eles têm mais tempo para avaliar todas as opções e propostas da casa. Não é necessário esperar que o garçom apresente o menu impresso ou mesmo chamá-lo sempre.
Por exemplo, graças a um tablet ou smartphone, os consumidores podem acelerar o processo de preparação, pois o pedido é feito diretamente na cozinha
Desta forma, você não precisa se preocupar em salvar seu pedido ou receber algo que não foi efetivamente solicitado.
Como resultado, a permanência nas instalações será mais longa e, com isso, o consumo também tende a aumentar.
Atualizado continuamente
O cardápio digital é atualizado sempre que necessário e as informações ficam imediatamente disponíveis para a visualização dos clientes.
Alterações e ajustes devido a mudanças de preços, falta de produtos ou adição de novos pratos e promoções são feitos de forma rápida e sem complicações.
Os sistemas informatizados trazem inovação e vantagem competitiva para os restaurantes. Graças à instantaneidade da edição dos cardápios, os estabelecimentos são mais eficientes.
Possibilidade de integração com sistema de gestão
Dependendo do tipo de tecnologia aplicada, menus digitais podem ser integrados com softwares de gestão, incluindo módulos de impressão, faturação ou agendamento.
Dessa forma, todas as informações podem ser gerenciadas de forma unificada, permitindo uma visão geral do negócio e até auxiliando na gestão dos pedidos de forma mais ampla.
Como resultado, mesmo ao usar várias soluções, as informações são coletadas em um local ou podem ser transferidas automaticamente de um sistema para outro de forma rápida e segura com chaves de segurança.
Fácil de criar
Hoje, com todas as ferramentas disponíveis, é possível fazer um cardápio em formato digital em questão de minutos.
Por serem recursos online, além de serem criados, podem ser facilmente editados e personalizados por meio de plataformas ou aplicativos que não exigem instalação ou pagamento de licença.
Com um computador, smartphone ou tablet conectado à internet – e com pouco conhecimento -, agora você pode criar menus digitais, inserir descrições, anexar e formatar imagens ou templates.
Permite a gestão de pedidos
Um dos maiores problemas que os consumidores de bares e restaurantes enfrentam é a demora no atendimento à mesa, no telefone ou no aplicativo.
Entrega de itens errados, falta de produtos e itens trocados também são comuns. Além de prejudicar a imagem do seu restaurante, pode afetar o resultado final da sua empresa.
As pessoas que trabalham com entregas também podem desconhecer o processo interno de encomendas se os volumes estiverem aumentando e tudo ainda for feito manualmente.
Ao rastrear vendas, separação, envio e fechamento de pedidos, você pode identificar gargalos e áreas de melhoria para tornar o serviço ainda melhor.
Ou seja, é uma ferramenta tão decisiva para o estabelecimento como um todo, assim como ocorre com o aluguel de empilhadeira para empreendimentos de construção.
Muito se fala em redução de custos, mas quem ganha mesmo são os clientes que esperam menos tempo e ficam mais satisfeitos.
Pode ser usado em operações combinadas
À medida que os negócios se diversificam ou conforme necessário, as operações de serviços de alimentação estão se aproximando de onde os clientes estão.
Assim, além do tradicional atendimento no salão, o volume de entregas tem aumentado a cada ano.
O delivery, takeout e drive-in passaram a representar uma fatia maior da receita e/ou representam a sobrevida de muitos restaurantes.
Ter as ferramentas certas para gerenciar tudo torna tudo mais fácil. Os clientes podem fazer o pedido pelo menu digital e você pode acompanhar o pedido de qualquer lugar e agendar o atendimento.
Conclusão
O uso de cardápio online é tão determinante para a qualidade do atendimento quanto a elaboração de projeto elétricodo restaurante, garantindo a qualidade completa do estabelecimento.
Por isso, mantenha-se a par das inovações tecnológicas para atender aos clientes de maneira qualificada e memorável e destaque-se da concorrência por meio de experiências cada vez mais valiosas.
Além disso, confira alguns erros ao tentar vender no delivery online, clicando aqui.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
