Por que investir em uma franquia de restaurante

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Muitos empreendedores têm interesse em investir em franquia de restaurante. Afinal, é um dos setores mais dinâmicos da economia e representa uma parte importante do cotidiano das pessoas.

No entanto, muita gente ainda duvida da capacidade de abrir um restaurante de sucesso ou, até mesmo, saber quais são os passos necessários para fazer parte de uma franquia de alimentos.

Portanto, apresentamos agora o mercado de alimentação no Brasil, os principais motivos para obter uma franquia de restaurante e como ser uma franquia de restaurante de sucesso, passo a passo. Confira abaixo e boa leitura!

O que é uma franquia de restaurante?

A definição de uma franquia de restaurante é um modelo comercial em que uma marca concede direitos de uso para um investidor.

De fato, isso significa que o franqueado paga para usar todos os elementos de uma marca, incluindo, por exemplo:

  • Logotipo;
  • Modelo de infraestrutura;
  • Método de produção;
  • Patente.

As redes de fast food são os exemplos mais recorrentes de franquias. O aspecto mais importante deste sistema é padronizar operações e produtos.

Em outras palavras, quem iniciar uma franquia com estabelecimentos da área gastronômica deve replicar todo o processo de fabricação exato do franqueador.

Por que investir em uma franquia de restaurante?

Para quem procura ganhar dinheiro rápido, entrar no modelo de negócios de franquia de restaurante pode ser uma boa oportunidade.

A principal vantagem dessa área é a certeza de que o setor continuará a crescer. Outra vantagem é que, com a reforma trabalhista e a redução do horário de almoço, o tempo passou a ser um bem ainda mais valioso.

Além disso, a facilidade e a rapidez das redes de restaurantes ajudam a resolver o problema da falta de tempo para se alimentar no dia a dia agitado. 

Veja mais de perto as vantagens de investir neste tipo de negócio a seguir.

Lucratividade

Ao formar uma parceria com uma grande franquia, você se apropria do nome que ela construiu, a marca registrada.

Além disso, como sabemos, para fundar uma marca de sucesso muitos são os fatores a se pensar. Isso vai desde os produtos oferecidos, o preço, a experiência e, até, o ambiente.

Por isso, quando se trata de um restaurante você não precisa investir na contratação de escritórios de arquitetura, por exemplo, para elaborar um ambiente legal para o seu restaurante. A franquia já vai ter esse elemento bem estabelecido e solidificado para se acomodar no seu espaço.

Tenha em mente que se a marca se solidificou, é sinal de que é conhecida e que tem um público já fidelizado. Dessa forma, fica muito mais fácil atrair clientes e fazer mais vendas.

Nesse sentido, fica muito mais fácil aproveitar e, dependendo do tipo de franquia escolhida, é uma consequência quase certa, dado o sucesso das grandes marcas.

Facilidade nas operações

Quando você está iniciando um novo negócio, especialmente em uma área na qual você não tem experiência, pode ser difícil dominar todas as etapas do processo rapidamente.

Com a franquia é diferente. Em outras palavras, ao comprar uma, na maioria das vezes o proprietário é treinado e todos os processos que envolvem o dia a dia do negócio de modo que tudo fique devidamente padronizado.

Tais processos incluem a parte gastronômica, isto é, a preparação e armazenamento dos alimentos. Também estão incluídos aqui as atividades tecnológicas de um restaurante que envolvem PABX em nuvem, que nada mais é do que um central de telefonia comumente usada nos negócios,  e sistemas de gestão 

Isso facilita muito o dia a dia, pois há estratégias e soluções já definidas para problemas previstos, de acordo com a experiência que a rede tem.

Marketing eficaz

O marketing é um dos grandes diferenciais de uma franquia de restaurante. Se começar um restaurante do zero exige muito esforço para ganhar visibilidade, criar valor de nome e atrair clientes, as franquias já têm isso.

Gerenciar redes sociais é muito mais conveniente quando você pode seguir um padrão, mas às vezes a tarefa é ainda mais fácil.

Além disso, algumas empresas têm pessoas especializadas para controlar as redes sociais de franqueados. 

Se isso não acontece, então todas as franquias ficam sob uma mesma plataforma. Desta forma, não há necessidade de se preocupar com essa área.

Análise de investimentos

A previsão do cenário financeiro de um negócio é um dos benefícios para quem abre uma franquia. É por isso que antes de abrir uma empresa o empreendedor deve considerar contar com o auxílio de especialistas, como analistas ou assessoria contábil

A análise de investimentos já vem fornecida para você. Isso significa que o franqueado tem imagens positivas e negativas da empresa, podendo traçar estratégias com mais facilidade.

Financiamento fácil e seguro

A franquia tem um baixo índice de falência, o que facilita a obtenção de empréstimos bancários.

Portanto, com um nome bem estabelecido no mercado e boas margens, o franchising oferece a vantagem de fechar negócio sem grandes dificuldades e totalmente seguro quando se trata de capital para investimentos.

Pontos de venda privilegiados

A maioria das franquias está localizada em pontos estratégicos. Assim, o sistema de franquias é sinônimo de clientes fiéis, visto a facilidade de acesso estudada previamente à instalação.

Além disso, outra vantagem está relacionada à identidade da marca. Padronizados, o layout e a identidade visual permitem que o consumidor reconheça a empresa facilmente, não importa onde o negócio esteja localizado.

Geração de empregos

Ao abrir um negócio, você não apenas melhora sua situação financeira, mas também cria empregos para quem precisa.

Com uma taxa de desemprego acima do esperado, é fundamental que, como empreendedor, você cumpra seu papel na sociedade.

O setor alimentar cria alguns postos de trabalho, pois necessita de pessoas para diferentes funções. Nesses casos, além de realizar seus sonhos, você ainda pode ajudar algumas famílias.

Economia de escala

Outra vantagem oferecida pelo modelo de franqueamento é a possibilidade de negociar produtos e serviços em larga escala, pois muitas vezes as negociações são feitas pelo franqueador em grandes volumes. 

Isso é feito para reduzir custos para os franqueados, obter melhores condições com as marcas dos fornecedores e otimizar as atividades.  

Sendo assim, mesmo que você não conte com uma assessoria de contabilidade ou especialistas em gestão, como citamos anteriormente, é plenamente possível equilibrar as contas de modo a trazer lucro mesmo economizando.

Continuidade do treinamento

É importante destacar a capacitação e treinamento continuado, que beneficiam diretamente quem decide adquirir uma franquia.

Por isso, é um dos fatores que merece atenção, sobretudo na escolha de uma franquia para se fazer parte.

Além do mais, a capacitação do time de colaboradores de um restaurante vai além das atividades gastronômicas. Isso porque, um restaurante também envolve administração, atendimento ao cliente e tecnologia.

No caso da tecnologia, podemos citar os computadores e sistemas de gestão. Ao treinar a sua equipe para que saibam como funcionam essas tecnologias você consegue, inclusive, economizar com serviços como manutenção em notebook e mudanças nos sistemas.

Vale ressaltar também que o mercado muda constantemente e oferecer treinamentos é uma forma de manter o seu restaurante atualizado. 

O que fazer para ter uma franquia de restaurante bem sucedida?

No entanto, agora que abordamos como você pode franquear seu restaurante com sucesso, é importante que você conheça os passos para desenvolver uma estratégia eficaz para o seu negócio e mantê-lo lucrativo.

Confira o que você deve fazer para ter uma franquia de sucesso.

Analise opções de mercado

Antes de decidir em qual franquia de restaurante investir, é importante entender quais opções o mercado oferece, o valor de investimento necessário para cada tipo de franquia e, até mesmo, o tipo de franquia que você deseja (loja, delivery ou outras).

Em outras palavras, também é importante entender quais opções funcionam melhor para o local em que você vai atuar, como é a concorrência e como você pode posicionar sua estratégia para se destacar no mercado real.

Considere seus objetivos

Portanto, depois de entender o mercado e saber quais opções estão disponíveis para sua área e orçamento, você também deve identificar qual rede de restaurante é melhor para os seus objetivos.

Você pode pesquisar sobre o tipo de culinária que deseja oferecer, como italiana, japonesa, chinesa ou brasileira, o posicionamento da marca no segmento e a percepção do cliente sobre ela.

Além disso, considerar o tipo de gastos envolvidos no funcionamento do negócio. Tais gastos vão desde número de funcionários, mercadorias, serviços de contabilidade  e auxilio de gestão, marketing, entre outros.

Prepare os documentos necessários

Depois de selecionar uma franquia de restauração de sucesso na qual pretende investir, é importante se preparar para o processo de documentação exigido pelo franqueador.

Para formalizar um contrato e estabelecer o negócio, cada rede requer documentos diferentes de acordo com normas internas. Informe-se sobre elas.

Planeje o desenvolvimento da filial

É muito importante que você tenha clareza sobre as metas que pretende cumprir com o seu negócio para que o desenvolvimento operacional seja feito de forma inteligente e planejada.

Fique atento aos resultados financeiros que você espera. Uma franquia de restaurante de sucesso oferece grandes oportunidades de ganho financeiro, mas há um período variável em que você terá que arcar com os custos iniciais até que o negócio se desenvolva.

Pode ser que o orçamento da obra para adequar o recinto à franquia fique por sua conta, por exemplo. O planejamento financeiro é, portanto, essencial. 

Invista em presença online

Por fim, é importante pesquisar e investir em estratégias de marketing digital para fortalecer a presença do restaurante no mercado.

Trata-se de uma das mídias mais atraentes para iniciantes e a estratégia necessária para o comércio de alimentos da atualidade, principalmente nas redes sociais.

Converse com outros franqueados

Antes de tomar a decisão de comprar uma franquia de uma determinada rede, é fundamental conversar com outros franqueados.

Principalmente para entender os principais desafios, se de fato a rede cumpre o que prometeu e qual a melhor.

Além disso, conversando com outros franqueados você poderá saber de informações que muitas vezes não estão no site ou contrato da franquia.

Além disso, um outro ponto é que você poderá conhecer os detalhes do dia a dia do restaurante. Quais os melhores horários de funcionamento, estratégias de atendimento mais eficazes e, até, o funcionamento dos equipamentos, como computador do caixa,  fogão industrial e  fritadeira a gás

Considerações finais

Portanto, o modelo de franquia possui amplas vantagens em termos financeiros e de infraestrutura.

Esperamos que os pontos levantados aqui tenham esclarecido dúvidas sobre o assunto e ajude a tomar a decisão sobre investir no modelo de franquia para ter uma rede de restaurantes.

Além disso, confira também quais são os melhores investimentos para restaurantes, clicando aqui

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Saiba mais sobre o segmento de franquia de restaurante!
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