Como fazer a nutrição de leads do seu restaurante?

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Todo empreendedor da área gastronômica observa atentamente o interesse que as pessoas demonstram em saber mais sobre pratos e cardápios exclusivos. 

Por isso, desde o princípio, além do investimento na cozinha, é importante saber como fazer a nutrição de leads no blog do seu restaurante.

Isso significa que é preciso cuidar dos ingredientes e das panelas, assim como do marketing digital do empreendimento, para atrair cada vez mais clientes. 

Qualquer tipo de empreendimento, e muito mais os restaurantes que recebem diariamente clientes e mantém um contato direto, precisam investir na comunicação. 

De qualquer maneira, o poder da divulgação boca a boca tomou novas proporções após o advento da internet.

Dessa forma, é muito importante que os donos de restaurante tenham um blog para se comunicar com os clientes. 

Há plataformas digitais especializadas nesse formato, e que oferecem todas as ferramentas para atingir os mais diferentes públicos, e todos eles se converterem em clientes.

Nesse texto, apresentaremos algumas formas de nutrição de leads no blog de restaurantes, e mostraremos a importância de alimentar o conhecimento do seu cliente. 

A necessidade da presença digital

Os tempos mudaram desde que a tecnologia passou a fazer parte do dia a dia da sociedade. 

Quando se trata da comunicação em geral, e das campanhas publicitárias, em especial, isso tomou um rumo completamente novo e espetacular. 

Com a expansão da internet rápida e as possibilidades que os equipamentos eletrônicos portáteis, como tablets e celulares smartphones, proporcionam, é impossível ficar longe de onde grande parte dos consumidores procuram um lugar para comer, beber e se divertir. 

Dessa forma, o blog é um bom começo para fincar o pé nos meios digitais, marcando presença onde muitos concorrentes estão e, por isso, é preciso se destacar de forma eficiente. 

Desenvolvimento do blog

Vale reforçar que o desenvolvimento de um blog não dispensa a criação de outras ferramentas digitais, entre as quais:

  • Aplicativo personalizado;
  • Participação em fóruns especializados;
  • Redes sociais;
  • Site institucional.

Os aplicativos podem servir como um canal de comunicação direto com o cliente. Esse tipo de ferramenta digital pode ser personalizada, ou então estar inserida dentro de um marketplace. 

No entanto, esse segundo modelo obriga a disputar espaço com outros concorrentes.

Os fóruns especializados são ambientes virtuais em que clientes e proprietários de estabelecimentos comerciais, como neste caso específico os restaurantes, apresentam as novidades em primeira mão. 

Ou então oferecem a oportunidade de discutir mais a fundo sobre o cardápio, pratos disponíveis, localização e disposição de mesas no salão. 

Os assuntos podem ser infinitos, desde que sejam debatidos em nível elevado e que estejam dentro do tema proposto. 

As redes sociais são um caso à parte, pois elas são diversas, contando com diferentes espectadores e com possibilidades diversas de fazer a divulgação do empreendimento comercial. 

Entenda como fazer a nutrição de leads 

O site institucional tem como objetivo oferecer aos potenciais clientes, ou mesmo aqueles que já são fidelizados, mais informações do restaurante, como:

  • Cardápio;
  • Disponibilidade de estacionamento;
  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone.

Para reforçar ainda mais a presença digital, vale lembrar que as centrais multimídias presentes em veículos, ou aplicativos de localização de celulares smartphone possibilitam a divulgação em forma de anúncio.

Assim, quem está no trânsito, seja em um veículo próprio, ou dentro de um transporte público, e até mesmo andando de bicicleta, consegue saber se o restaurante nas proximidades conta com kit doces personalizados para sobremesa no local, ou com possibilidade de levar para casa.

Todas essas ferramentas digitais servem para nutrir o lead, ou potencial cliente, em diferentes momentos, com propósitos de aproximar a marca do consumidor no ambiente online. 

Criação e personalização de um blog

Ainda assim, ao criar um blog pode ajudar em diversos aspectos que envolvem o marketing digital. 

Isso porque esse modelo de ferramenta digital permite uma personalização única, mesmo seguindo um padrão entre diferentes modelos propostos pelas plataformas disponíveis. 

No entanto, é possível divulgar utilizando estratégias de inbound marketing e colocar a prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, utilizando palavras-chave que ajudam no ranqueamento e formação de autoridade.

Na verdade, ao criar um blog, o restaurante oferece ao público para que possa interagir junto com a marca, com informações que se ajustam ao marketing de conteúdo e que podem ser compartilhadas nas redes sociais. 

A seguir serão apresentadas 6 dicas de como o blog pode ser fonte de nutrição de leads, a fim de converter para um cliente fidelizado e devidamente encantado. 

  1. Faça postagens frequentes e contínuas

Um blog precisa ser alimentado constantemente, para que os leads possam ser nutridos com informações para reverberar na estratégia de inbound marketing. 

Sendo assim, mesmo que seja para informar que o restaurante à beira-mar passou por uma reforma após o projeto de um escritório de consultoria ambiental Aracaju, vale a pena fazer uma postagem sobre todo o processo e os cuidados para melhor atender a clientela. 

Além disso, o empreendimento comercial demonstra cuidado e respeito com a natureza, o que pode ser um chamariz para os mais diferentes públicos interessados em um cardápio que envolve praia e mar. 

2- Transforme-se em uma autoridade no assunto (nutrição de leads)

Quanto mais se publica em um blog, melhor aumenta o ranqueamento nas plataformas de busca. 

A prática de SEO ajuda a estabelecer um ciclo que atende às demandas exigidas pelos algoritmos e, com isso, torna-se uma referência ao longo do tempo. 

Esse crescimento orgânico pode ser propiciado por um marketing de conteúdo rico, envolvendo desde o lançamento de produtos personalizados com nome da empresa e investimento em anúncios que ajudam a se mostrar como uma autoridade sobre o assunto. 

3- Respeite os comentários e dê satisfação

A internet é um espaço democrático e, por isso mesmo, é preciso tomar cuidado como se responde a determinados comentários. 

Em uma postagem do blog em que a área de comentários está aberta, é possível que o responsável pela página faça uma moderação. 

Ainda assim, caso seja necessário mostrar que o laudo CMAR (Controle de Materiais de Acabamento e de  Revestimento) chame-o para conhecer o espaço.

Dessa forma fica mais fácil apresentar todas as justificativas com responsabilidade, dentro de argumentos válidos e, quem sabe, até mesmo entender como nutrir leads e convertendo um lead em um cliente.

4- Construa link buildings e parcerias comerciais

Uma vantagem que pode ser explorada ao máximo dentro de um blog é a possibilidade de construir link buildings

Além disso, você consegue proporcionar ao lead formas de estabelecer um vínculo com a marca.

Ou então fazer a captação de dados por meio de direcionamento para uma landing page. 

Nesse sentido, é possível promover as parcerias comerciais e empresariais, como fornecedores que vendem roupa adequada para cozinheiros e ajudantes, assim como macacão descartável hospitalar para clínicas médicas. 

Vale lembrar que o blog também pode ser uma fonte de renda extra para os empreendimentos comerciais. 

Para isso, basta incluir anúncios de terceiros, desde que estejam atrelados ao mesmo público-alvo, mas não sejam concorrentes diretos. 

5- Mostre ações cotidianas e mensure os resultados

A curiosidade humana é uma forma de atrair os mais diversos públicos, e um restaurante que possui um blog pode fazer a nutrição de leads saciando essa vontade de conhecer mais sobre um estabelecimento comercial. 

Vale mostrar o dia a dia de uma cozinha, desde a escolha dos ingredientes e a parceria com fornecedores, até a segurança empregada nos equipamentos.

Além disso, como mostrar a eficiência de um estabilizador industrial ligado a um freezer ou uma geladeira. 

São ações cotidianas que servem como gancho para convidar os leads a conhecer mais sobre determinado produto oferecido no cardápio. 

Ou então o preparo para aquele prato que pode servir como justificativa de autoridade quando o assunto é gastronomia. 

6- Preocupe-se com um design responsivo para melhor nutrição de leads

As plataformas digitais gratuitas que oferecem um espaço para a criação de um blog acompanharam a tecnologia e, portanto, estão prontos para serem visualizados tanto em um computador ou notebook, como em um tablet ou um celular. 

Esse é um cuidado que precisa ser verificado nas configurações, pois é possível estabelecer diferentes funcionalidades ao blog além de um centralizador de informações. 

Quando bem desenvolvido, até mesmo como gerenciador de estacionamento ele pode ser utilizado, desde que toda a programação esteja completamente integrada com os aplicativos presentes no estabelecimento comercial 

Isso também é uma forma de garantir a nutrição dos leads

Pdendo ser possível informar a capacidade do estabelecimento comercial e garantir que, quem estiver lendo, será atendido com toda a comodidade e segurança.

Conclusão

Vale lembrar que a nutrição de leads um blog pode ser feita por meio de ferramentas digitais que proporcionam um fácil gerenciamento. 

Caso seja necessário, invista um capital financeiro para a compra de equipamentos eletrônicos que permitem a atualização do blog de forma imediata. 

Se não for possível, ao menos faça o conserto de tablet samsung e mantenha os clientes sempre bem informados sobre o estabelecimento comercial.

Utilizando esse equipamento que permite acesso e atualização do blog, assim como das redes sociais.

Afinal de contas, entender como nutrir leads por meio de postagens em um blog completamente personalizado pode despertar o interesse em conhecer o restaurante, ou mesmo retornar para experimentar outros pratos do cardápio. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Além disso, veja também algumas dicas dos melhores investimentos para restaurantes, clicando aqui.

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